Ariano Intenso - Cinéfilo - Fã de Star Wars, Iron Maiden, fotografia, arte e cerveja.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como Tornar-se Um Líder

Na altura dos acontecimentos as propriedades de liderança são adotadas em todo o mundo como um elemento chave – em administração, um bom administrador é hoje em dia, por definição, um líder. Igualmente um bom líder será também um administrador.
É possível desenvolver suas próprias habilidades como líder? SIM. Desejem desenvolve suas habilidades básicas de liderança. Ninguém pode lhe ensinar liderança, isso é algo que você deve buscar. Buscar com a experiência. Porém a experiência junto com a prática deve ser catalisada por sábias atitudes e iluminadas idéias. No momento em que a coesão desses elementos se determina, é que o resultado acontece.
Diferenças e semelhanças:
As diferenças e semelhanças entre liderança e administração. Contudo, a maioria das pessoas práticas está interessada antes de mais nada naquilo que se devem fazer, e não se isso deve ser denominado de: “liderança” ou “administração”, ou ambas as formas.
Liderança é um predicado indispensável para o administrador. E administrar implica o trato com pessoas para consumar objetivos pré-estabelecidos.
O líder cuida para que haja bom entendimento entre todos de modo que se sintam cômodos, façam a sua parte e ajudem-se mutuamente. Neste sentido, a comunicação é essencial e deve ser sempre uma via com duas mãos: saber expor e saber ouvir com atenção as idéias alheias, pois as melhores provêm sempre desse intercâmbio de opiniões que aperfeiçoa o trabalho rumo ao objetivo perseguido.
Qualidades essenciais:
Você não pode deixar de lado questões de personalidade e caráter na liderança. Existem algumas qualidades que você tem que ter.
Basicamente, você devera possuir servir exemplo, e talvez até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho. A ausência disso você ficará sem credibilidade. (Incidentalmente, aqui está uma das primeiras diferenças entre líderes e administradores: este último pode ser pode ser nomeado entre outros numa hierarquia. Independente de possuir ou não as qualidades requeridas.)
Qualidades de atuação do Líder:
1- Cooperação e confiança mútua. Lideres observam os seus colaboradores e cuidam para que haja cooperação mútua. Ao detectar algum comportamento inadequado deve imediatamente adotar medidas corretivas. Comportamentos inadequados devem ser comunicados mediante uma abordagem direta, clara e objetiva.
2- Tomada de decisão onde existe a competência. As mudanças devem ser preparadas e executadas uma vez asseguradas que as competências essenciais estão garantidas. Alguns funcionários são extremamente analíticos, outros são mais generalistas, existem funções que requerem perfis específicos, o mau líder pode não entender os perfis dos funcionários e as necessidades das funções e comprometer os resultados.
3- Gerenciamento focado em resultado. Líderes centralizadores e preocupados em controlar todas as rotinas de suas áreas demonstram incapacidade de formar uma equipe competente. Formar uma equipe competente capaz de tocar a rotina de uma área deixará o líder disponível para focar nos resultados mais importantes. Bons líderes formam sucessores e estão sempre disponíveis para novos desafios.
4- Avaliação de performance contínua e clara. Prover feed back contínuo aos membros de sua equipe é característica dos líderes. Mencionar aos seus colaboradores os pontos fortes observados irá contribuir para que tais pontos se fortaleçam ainda mais, por outro lado, apontar de forma reservada as necessidades de melhora e falhas ocorridas evitará reincidências futuras e fará com que falhas do passado se transformem em aprendizado e elementos de melhoria contínua.

5- Comunicação franca. A abordagem do líder deve ser franca, direta e objetiva. O líder é assertivo. A comunicação deve ocorrer sem grandes introduções. Um líder não perde tempo e comunica francamente o que for necessário.

6- Informações compartilhadas. Hoje as grandes organizações expõem as suas visões, seus valores e metas nos murais da empresa. Dentro das áreas de uma organização os gestores devem adotar papel semelhante, não pode existir nada pior do que um colaborador participar ativamente na busca dos resultados, e depois ser ignorado pelo seu superior.

7- Trabalhando com emoções e argumentos em situações de conflito. Diversos tipos de conflito ocorrem dentro de uma área de trabalho, como problemas entre os membros da equipe ou problemas de um membro da equipe com pessoas de outras áreas. Em situações de conflito um líder deve procurar antecipar as reações e entender as emoções. Uma forma de intervir é efetuar indagações que sirvam para o colaborador controlar suas emoções e assumir comportamentos mais adequados. Exemplos de questões: Qual a conseqüência que esse problema pode acarretar? Como podemos evitar situações semelhantes no futuro?

8- Fazer uso de diversas opiniões, argumentos e diferentes culturas. A prática da democracia é difícil e todos os governos democráticos possuem defeitos, mas ainda não surgiu sistema melhor de governo. As empresas requerem a prática da democracia, mas sem abrir mão de uma liderança forte e voltada para resultados, assim considerar diferentes opiniões, argumentos e culturas enriquece o processo de tomada de decisões.

9- Comprometimento com novas idéias. Muitas grandes idéias foram consideradas ridículas quando expostas pela primeira vez. Recriar o que existe visando eficiência e eficácia, rever processos para cortar o que não agrega valor, buscar sinergias, reduzir custos, são elementos que normalmente estão atrelados às novas idéias, logo o gestor deve estar comprometido com as novas idéias. Visto que são elas que possuem o poder de transformar para melhor.

10- Identificar e destacar méritos. Certa ocasião um gerente recebeu uma carta parabenizando-o por um resultado alcançado em uma empresa onde ele havia pedido demissão há três meses, vejam até onde chegou a capacidade de reconhecer e destacar méritos do ex gestor desse gerente. Todo funcionário quer ter o seu mérito destacado. Um gestor que esconde os méritos de seus colaboradores e capitaliza somente para si os resultados estará agindo de forma individualista e sendo um mau líder. Um gestor que identifica e destaca méritos de forma justa e imparcial, propiciará a sua equipe maior comprometimento, melhorará o clima de trabalho.

11- Compartilhar e desenvolver parcerias. Desenvolver parcerias significa disposição para compartilhar responsabilidades, obrigações e méritos. Parceria é uma relação ganha-ganha onde o equilíbrio, a honestidade e a ética são elementos sempre presentes. Não há possibilidade de se tornar um líder sem compartilhar e desenvolver profundas relações de parcerias com o seu grupo de colaboradores e também com outras partes dentro e fora da empresa.

12- Comprometimento com liderança. O líder precisa ter consciência da responsabilidade que carrega e da necessidade de estar comprometido com a liderança. Um adequado comprometimento com a liderança se reflete em uma equipe forte, que trabalha motivada e que entrega resultados.
Conclusão: As competências essenciais relatadas esgotam as qualidades necessárias a um bom líder? A resposta certamente é não. A essas qualidades podemos juntar outras como: Ética, caráter e coragem. No entanto essas últimas qualidades não são apenas qualidades, mas sim pré-requisitos, não somente dos líderes, mas de todos os membros de uma equipe. Ao analisarmos os líderes em atividade notaremos que freqüentemente muitos desses atributos estão ausentes, as empresas fixam metas agressivas de crescimento, rentabilidade e outras, no entanto deveriam também medir, avaliar e buscar avanços no comportamento de seus gestores.

Qualidades de liderança – no sentido amplo:
Entusiasmo: Você consegue pensar em algum líder que não tenha entusiasmo? É muito difícil, Não é?
Integridade: Essa é a qualidade com que as pessoas acreditem em você. E confiança é essencial em todos os relacionamentos humanos – sejam profissionais ou pessoais.
Firmeza: Muitas vezes os líderes são pessoas exigentes, sendo incômodo tê-los por perto, pelo fato de seus padrões serem muito elevados. Eles São obstinados e persistentes. Líderes querem ser respeitados, mas não são necessariamente populares.
Imparcialidade: Líderes eficientes tratam seus funcionários diferentemente, porém de forma igualitária. Eles não têm favoritos. Eles são imparciais ao darem recompensas ou penalidades pelo rendimento.
Zelo: A insensibilidade não leva a bons líderes. A liderança envolve o coração, assim como a mente. Gostar do que você faz e importar-se com as pessoas é igualmente essencial.
Humildade: Uma qualidade curiosa, porém próprias dos melhores lideres. O oposto da humildade é a arrogância. Quem deseja trabalhar para um líder arrogante? Os sinais de um bom líder são o desejo de ouvir as pessoas e ausência de egocentrismo.
Confiança: Confiança é essencial. As pessoas sentem a sua presença, portanto o desenvolvimento de autoconfiança é sempre anterior ao exercício da liderança. Mas não de permita que a autoconfiança seja excessiva, que é o primeiro passo para a arrogância.
(Algumas pessoas podem questionar a inclusão da integridade nessa lista. Não houve bons líderes, assim como Adolf Hitler, ao qual falava totalmente a integridade? Sim, existe uma útil distinção entre bons lideres e lideres para o bem. Se Hitler foi ou não um bom líder é uma questão discutível. Em alguns aspectos ele foi, em outros não, mas certamente ele não foi um líder para o bem. Porém tudo isso é pouco acadêmico. Porque a liderança que não se sustenta no alicerce da integridade não permanece: sempre vai entrar em colapso, e geralmente mais cedo do que se pensa. Pois é que rege a natureza humana.
Campos de liderança:
Todos os campos da liderança – posição, conhecimento e personalidade são importantes para conseguir com que as pessoas livres e iguais cooperem e produzam grandes resultados.
Na primeira faze de sua carreira de líder, você provavelmente estará atuando num campo de trabalho claramente definido, e terá adquirido o conhecimento profissional e técnico necessário. Mas, dentro do seu campo de trabalho, as situações modificam-se todo tempo. Quanta flexibilidade você tem? Você consegue, por exemplo, liderar bem tanto no crescimento quanto na retração?
A flexibilidade necessária para permanecer no cargo em situações díspares vai muito além do que imaginamos algumas são imprevisíveis.
Quanto mais as pessoas tomarem parte nas decisões que afetam sua vida no trabalho, tanto mais estarão motivadas a cumpri-las. Isso é uma da s facetas dos que se denomina Empowerment.
Parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes auto dirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.
Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance de metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
é impossível não o associarmos a liderança e cultura organizacional. É extremamente difícil usarmos técnicas tão eficazes e valiosas como o empowermet se temos uma cultura organizacional baseada em tomadas de decisões centralizada. É importante informar as organizações de que, delegando não há perda de poder ou liderança; pelo contrário, os processos ficam mais eficazes e os colaboradores se sentem mais úteis, fazendo parte diretamente das tomadas de decisão. A orientação e motivação dos líderes para as vantagens do empowerment é um dos primeiros passos a dar, face aos receios sobre delegação de poderes e de restrição da sua função à própria delegação. Um líder, além de delegar, tem a atribuição de criar mecanismos para que seu grupo ou equipe caminhe; proporcionar ferramentas necessárias à execução das atividades e a conclusão das tarefas e processos da sua empresa.
Comunicação:
A comunicação é irmã da liderança. Lembre-se de que ouvir é idêntico em importância. Todo mundo tem algo para contribuir com o plano e sua execução: Idéias, sugestões ou informações. O líder precisa ser um bom ouvinte.
Você pode atender as necessidades individuais ao ouvir as pessoas e reconhecer a contribuição daqueles que ajudam a alcançar os objetivos da reunião.
Princípios fundamentais para motivar seus funcionários:

Esteja você mesmo sempre motivado: Se você não estiver completamente envolvido e entusiasmado, como poderá esperar que outros estejam.
Selecione pessoas que estejam altamente motivadas: Não é fácil motivar as pessoas de má vontade. Escolha aquelas pessoas que possuam potencial de motivação em si mesma.
Estabeleça metas realistas e desafiadoras: Quanto melhor a equipe e seus membros individuais, tanto melhor eles responderam a objetos que os provoquem, contanto que os objetivos sejam realistas.
Lembre-se de que o progresso motiva: Se você nunca oferece as pessoas um feedback sobre como estão progredindo logo irão desmotivá-las.
Planeje recompensas justas: Não é fácil. Você recompensará a equipe toda, cada funcionário ou ambos? De qualquer forma sensação de recompensa injusta vai certamente contra a motivação.
Demonstre reconhecimento: Não lhe custa nada, mas o elogio e o reconhecimento baseado no desempenho são o oxigênio para o funcionário tenha cada vez mais determinação e comprometimento.

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