Ariano Intenso - Cinéfilo - Fã de Star Wars, Iron Maiden, fotografia, arte e cerveja.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Algumas canções do Iron e seus significados

O nome "Iron Maiden" foi tomado do filme "The Man in The Iron Mask".

"Where Eagles Dare" é baseada no filme de mesmo nome com Clint Eastwood e Richard Burton. O livro é de Alistair MacLean, fala de uma missão em que os aliados (Inglaterra) deveriam derrotar o eixo (Alemanha nazista)

Existem uma série de três ou quatro músicas concatenadas, gravadas em épocas distintas mas que falam do mesmo personagem, uma prostituta chamada Charlote. "Charlotte The Harlot", "22, Acacia Avenue". Alguns dizem que "Hooks In You" e "From Here To Eternity" são continuações.

"Run To The Hills" conta a história do massacre dos nativos americanos pelos cara-pálidas de ambos os pontos de vista. A primeira parte da música conta o lado dos índios. A segunda parte conta o lado dos soldados.

"The Number Of The Beast" foi inspirada pelo filme "Omen II" (A Profecia II).

"Children Of The Damned" foi inspirada pelo filme de mesmo nome.

"Murders In The Rue Morgue" é baseada no conto policial de Edgar Allen Poe com o mesmo nome.

"Bring Your Daughter...To The Slaughter" é vagamente baseado no poema "To Coy His Mistress."

"Still Life" é sobre um cara que se sente atraido como um lago, olha faces no lago, tem pesadelos sobre isso e emfim salta e leva sua desafortunada namorada com ele. É inspirada pelo romance de Ramsey Campbell "The Inhabitant of The Lake."

"Quest For Fire", foi inspirada pelo filme de mesmo nome.

"Sun And Steel" fala sobre Miyamoto Musashi, um legendário espadachim japonês. A letra faz referências ao livro de Musashi's "A Book Of Five Rings." A primeira luta de Musashi foi com a idade de 13 anos, quando ele (destreinado) supostamene derrotou seu oponente, um guerreiro samurai, matando-o com uma vara. Aos 16 teve sua segunda luta, e matou este oponente também. O verso "Through Earth and Water, Fire and Wind, you came at last, Nothing was the end" é uma referência ao "Book Of Five Rings." Musashi também escreveu seu livro em 5 seções (livros): Earth, Water, Fire, Wind e Void (vazio). "You make your cut by Fire and Stones, take you and your blade, break you both in two". O "corte de fogo e pedra" é um movimento que Musashi descreve no livro anteriormente mencionado, capaz realmente de partir em dois o oponente e sua lâmina. Também, de acordo com o livro "Kenjutsu: The Japanese Art of Swordsmanship" de Charles Daniel, Musashi morreu de causas naturais aos 61 anos. No filme "American Samurai" o nome de Musashi é citado pelo vilão do filme como um mestre que matou mais de 60 inimigos em um único combate antes de se considerar um guerreiro perfeito.

"To Tame A Land" é baseada na novela "Duna" de Frank Herbert. A canção aparentemente deveria se intitular "Dune" e Steve pretendia usar uma citação falada do livro como introdução. Por questão de cortesia eles pediram permissão ao agente de Frank Herbert, e a resposta veio do próprio Herbert: "Não. porque Frank Herbert não gosta de bandas de rock, particularmente bandas de heavy rock e especialmente bandas como o Iron Maiden." Mesmo informado de que a banda achava que seria uma boa divulgação do livro "Duna" e tudo mais, Frank Herbert disse que se o Iron Maiden continuasse com isso iriam ser processados.

"Hallowed Be Thy Name" é sobre alguém com apenas algumas horas de vida sobrando.

"The Trooper" é baseada na guerra da Criméia entre ingleses e russos. A abertura tenta recriar o galope de cavalos em uma carga de brigada. Baseada no romance "Charge of the Light Brigade" de Lord Alfred Tennyson.

"Rime Of The Ancient Mariner", como muitos sabem, é um épico (a música mais longa do Maiden, 13:45), baseada no poema de mesmo nome escrito por Samuel Taylor Coleridge (leitura obrigatória em muitas aulas de literatura inglesa).

"Invaders" é sobre as invasões de Vikings na Inglaterra.

"The Loneliness Of The Long Distance Runner" tomou seu título do livro de mesmo título escrito por Robert Heinlein.

"Moonchild" é o nome de um livro de Aleister Crowley, o mais proeminente mágico cerimonial deste século, com a pior reputação. As letras da música do Maiden são baseadas em algumas partes do Liber Samekh de Crowley.

"The Evil That Men Do" tomou seu título de uma citação de Shakespeare. A citação é "The evil that men do lives on after them, But the good is oft interred with their bones." O mal que os homens fazem vivem após eles, mas o bem é enterrado com os seus ossos. Isso é uma fala de Marco Antonio no soliloquio em "Julio Cesar."

"Run Silent Run Deep" é baseado no filme de mesmo nome.

"Bring Your Daughter...To The Slaughter" foi escrita durante o projeto solo de Bruce para o filme Nightmare On Elm Street Part V, no Brasil, A Hora do Pesadelo ou Pesadelo em Elm Street (com Freddy Kruegger).

"Prowler" é aparentemente sobre um cara que caça e retalha mulheres enquanto se masturba ao mesmo tempo.

"Weekend Warrior" é (possivelmente) sobre brigas de torcidas de jogos de futebol no fim de semana, especialmente sobre os 'hooligans'.

"Holy Smoke" é sobre a bobagem dos televangelistas e suas visões e opiniões bizarras.

"The Prisoner" é baseada na série inglesa de TV com o mesmo nome dos anos 60, estrelada por Patrick McGoohan. Na série, um agente secreto britânico abandona o serviço secreto e é preso assim que chega em casa. Ele acorda em um lugar chamado "The Village" onde as pessoas têm o seu nome trocado por números. Ele é o Número Seis e os números se tornam menores à medida que se é promovido na hierarquia. O Número Um manda no lugar.

"Back In The Village" também tem algo a ver com a série The Prisoner.

"Stranger In A Strange Land" é sobre uma expedição que se perdeu no Polo Norte. Seus corpos foram encontrados perfeitamente preservados na neve. Adrian encontrou um dos sobreviventes e isso inspirou o Maiden a escrever a canção.

"Man On The Edge" parece ser baseado no filme "Falling Down" estrelado por Michael Douglas.

"The Edge Of Darkness" é baseado no livro de Joseph Conrad "Heart Of Darkness" em que o filme "Apocalypse Now" é baseado.

"Sign Of The Cross" é baseada no livro "The Name Of The Rose" de Umberto Eco. Existe também um filme de mesmo nome estrelado por Sean Connery (no Brasil, O Nome da Rosa). "Eleven saintly shrouded men who came to wash my sins away" se refere à santa inquisição.

"Lord Of The Flies" é baseado na novela de mesmo nome de William Golding.

domingo, 15 de março de 2009

Sábado, 14 de Março de 2009 - Inesquecível.

Sábado, 14 de março de 200.

Acordei pela manhã, descansado de mais uma jornada semanal do trabalho, faculdade e rotinas normais.
Fui arrumar algumas coisas em casa, coisas estas que o tempo me permite fazê-las somente nos finais de semana. Enquanto ordenava algumas coisas no silencio de um sábado parcialmente nublado, resolvi ouvir algo, fucei na gavetas de CD´S e encontrei:

A Matter Of Life And Death, do Iron Maiden.

Botei o som pra rolar e entre uma cavalgada e outra das guitarras, me lembrei do o show que seria dali algumas horas, a turnê Somewhere back in Time...
Mas eu estava decidido a não ir, pois tinha acabado de voltar de férias e todas a minhas economias estavam comprometidas, mas ouvindo aquele som que contagia desde os meus 12 anos de idade, como poderia perder algo que estaria tão próximo de mim.
Entrei com pressa na página que esteve vendendo os ingressos por semanas, para comprar em cima da hora e ligar o foda-se, afinal Iron é Iron.
Não estavam vendendo mais...
Somente direto bilheteria da Apoteose, então fui “voando”, entrei no metrô e a cada estação que passava minhas unhas sangravam de tanta ansiedade.
Desci na estação Praça Onze, e corri até a porta de entrada da Apoteose, quando um Segurança disse á um rapaz que a bilheteria ficava ao oposto daquele quarteirão, então corri em meio de carros, ônibus e motocicletas para chegar e finalmente comprei!!!
Mas os portões se abririam dali umas três horas, mas voltei pra casa pra descansar um pouco e me preparar para um dos momentos mas inesquecíveis de minha vida.
Sai de casa umas 18h130, o show começaria as 21h30...
No metrô novamente aquela multidão de T-shirt´s pretas seguindo o mesmo rumo que eu...
Entrei na Apoteose com uma leve garoa que ajudava a encher meu copo de cerveja, enquanto isso eu já estava “comendo” os cigarros, minhas unhas já não existem mais...
Entra em cena, quer dizer no palco Lauren Harris, nada mais que filha de Steve Harris, Lauren, abriu o show para o pai às 20:00 e por meia hora, tocou sete músicas.
Finalmente entra para cravar na historia, com uma pontualidade britânica – IRON MAIDEN.

Duas horas de show, uma performance ímpar e um público fiel finalizou este meu dia que com certeza foi...

Inesquecível.

Ao fim do espetáculo voltei pra casa radiante, leve como se meu corpo fosse só alma... desci na ultima estação do metrô que não poderia ter um nome diferente:

“Cantagalo”.

Em tempo: Em 2011 tem mais, com álbum novo.