Ariano Intenso - Cinéfilo - Fã de Star Wars, Iron Maiden, fotografia, arte e cerveja.

domingo, 6 de setembro de 2009

O que significam esses nomes? Nada. E essas masrcas? Muito


Mas mudar de identidade?
Sim, qual o problema? Isso significa simplesmente:alterar a forma pela qual a empresa é percebida por clientes atuais e potenciais,acionistas e funcionários.
Se uma empresa (qualquer uma!) quer competir fora de casa, ela tem de reavaliar sua identidadee,eventualmente, mudá-la. Às vezes(mas nem sempre),a mudança vem acompanhada da troca de nome. O objetivoé que nunca muda:em todos os casos,sem exceção,ele é: vender mais, competir com mais vigor, gerar mais valor para os acionistas- a única métrica relevante em business.
Insistirão-“mas é o nome que determina a geração de valor?”.Não,o nome apenas não, mas tudo o mais estando no lugar,nome errado atrapalha muito.Quer dizer: nome “certo” não garante nada, mas nome “errado”pode impedir o sucesso.David ou Michael são nomes “melhores” (para se fazerem escolher) do que, por exemplo,Elmer.É por isso queartistas adotam nomes artísticos. Marketing share não depende de mérito,depende de marca.Políticos sabem disso muito bem.
O “tudo o mais que tem de estar no lugar” é a concepção estratégica da empresa.Estratégia começa com entendimento profundo do cliente que se quer atingir,passa pela escolha das atividades que se devem desempenhar para atingi-lo e pela adequação dos processose competências internas para desempenhar essas atividades. A EuroDisney percorreu todo esse caminho.

Mudança de estratégia freqüentemente implica mudança de modelo gerencial. Foi o que ocorreu lá. Se PETROBRAX tivessesido explicada nesse contexto-(que teria exigido um esforço de comunicação mais elaborado)-haveria umachance de mesmo alguns “istas”, terem entendido .
Segundo Al Ries,“numa escala global,marca é o assunto mais importante em business”. A razão é simples:dinheiro. Uma marca que produza associações mais favoráveis,atrai mais clientes. É só isso.
“Tudo bem, mas PetroBrax é mesmo melhor que Petrobras?”
Não sei,nem é o que interessa. Desculpem mas essa pergunta não faz sentido. Melhor em marketing é o quese faz escolher. (Elmer pode ter mais talento,mas se David se faz escolher mais..).Se PetroBrax se fizer escolher mais que Petrobras,então será melhor. Se não,não.

E mais: um nome que se faça largamente conhecido não precisa significar nada.

Haagen-Daas,Xerox e Kleenex nada significam.Zero.Conjunto vazio.Nichts.Nothing.
Perguntaram `a Wolff Ollins, uma empresa de design,o que achava do nome Microtel para uma nova empresa detelefonia sem fio. Achou horrível e sugeriu Orange.Foi um dos maiores sucessos em branding (!?)da última década. “Laranja”-nome de uma empresa de telecom. Que tal?
O que o nome Starbucks tem a ver com café? Nada.Nadinha. É aquela regra: a gente só percebe que o nomeera certo depois, mas tem de fazer tudo para eliminar o errado antes.
A British Petroleum-depois de incorporar a AMOCO-achou que o “British” soava “muito imperialista”,epassou a assinar “BP-Beyond Petroleum“. A rainha não se meteu,que eu saiba,nem o Parlamento.Devem ter mais o que fazer…
O capitalismo só aplaude o que funciona.

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