Ariano Intenso - Cinéfilo - Fã de Star Wars, Iron Maiden, fotografia, arte e cerveja.

sábado, 13 de setembro de 2008

Exemplo de resenha

Professor desvenda segredos do Kylux

Bruno Sonnino disseca o novo pacote de programação feito para Linux

Mal foi lançado, fez um sucesso enorme. Essa é a história de Kylix - Delphi para Linux. O livro aborda o pacote de programação Kylix, que é a versão para Linux do consagrado ambiente de desenvolvimento Delphi. O autor é Bruno Sonnino, professor universitário e desenvolvedor com bastante experiência no assunto.
Delphi para Linux inicia com um histórico do sistema. Explica o que é Linux, dá motivos para utilizá-lo e aborda o desenvolvimento do Kernel (grupo de programas que formam o núcleo do sistema). Também esclarece o que é GNU e software livre, entre outros assuntos.
As interfaces gráficas, como o FVWM, FVWM95 AfterStep, Enlighment, WindowMaker e mesmo ambientes mais completos (que incluem aplicativos) como o KDE e o Gnome não deixaram de ser analisados pelo autor.
Por ser o Kylix uma ferramenta de programação orientada a objetos, Sonnino inclui uma pequena comparação entre esta e algumas outras filosofias de programação (entre as quais a antiga “espaguete” e a estruturada). Além disso, revisa conceitos de programação orientada a objeto (OOP).
Só depois o livro chega à estrutura da linguagem Pascal, na qual o Kylix é baseado. Tudo muito prático, sintético e sempre ilustrado com exemplos.
Animação gráfica – O capítulo Criando Programas, por exemplo, explora o ambiente de desenvolvimento e suas ferramentas utilizando alguns dos componentes básicos do Kylix. Nesta tarefa são mostrados assuntos como criação e alteração de componentes, entrada de dados e algo sobre animação gráfica.
Além dos exercícios, o CD do livro traz o Conectiva Linux 6.0. Mas é necessário que o usuário tenha o Kylix.
Um assunto importante que é tratado extensamente é o acesso a dados. O autor oferece um histórico da SQL (Structure Query Language), padrão para acesso a banco de dados.
Para a integração com banco de dados (por enquanto mais fácil com Interbase, Oracle, DB/2 e My Sql) o autor analisa o DBExpress, uma nova solução que substitui com vantagens o BDE (Borland Database Engine) utilizado pelo Delphi para Windows.
Um assunto que ainda causa bastante incerteza é a migração de aplicações do Windows para Linux e vice-versa. Sonnino decidiu abordar o tema em um capítulo exclusivo.
O processo de conversão de aplicações do Windows para Linux (na atual versão do Delphi) pode se tornar complexo, o que exige experiência do desenvolvedor. Kylix - Delphi para Linux é um bom livro. Seu maior mérito está em abordar um assunto bastante novo – e, como era de se esperar, muito procurado.

Nenhum comentário: