Ariano Intenso - Cinéfilo - Fã de Star Wars, Iron Maiden, fotografia, arte e cerveja.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Novo álbum do Iron Maiden: The Final Frontier


O décimo quinto álbum de estúdio do Iron Maiden, que foi lançado em 13 de agosto de 2010 na Alemanha e na Austrália, e 16 de agosto de 2010 mundialmente, tendo sua pré-turnê marcada para começar entre agosto e outubro de 2010, no Canadá e EUA. Com 76 minutos e 34 segundos de duração, é o álbum de estúdio da banda mais longo até agora. Ele será o seu primeiro álbum de estúdio desde o lançamento do A Matter of Life and Death em 2006[1].

Depois de 30 anos do lançamento de seu álbum auto-entitulado em 1980, The Final Frontier será o 15° álbum de estúdio, conquistando a notável média de um novo álbum a cada dois anos durante 30 anos e totalizando mais de 80 milhões de álbuns vendidos neste período.

The Final Frontier World Tour começa em Dallas em 9 de junho com 25 shows em grandes cidades dos EUA e Canadá, tocando para 350.000 fãs ou mais. Em seguida a tour embarca para a Europa, a partir de Dublin em 30 de julho e toca em alguns dos maiores festivais e estádios, indo finalmente para Valencia, Espanha, em 21 de agosto, e incluindo um show na Transylvania. Melvyn Grant, Um colaborador de longa data a arte da banda, criou a arte da capa do álbum.

Visão global:

Em 22 de abril de 2009 , durante uma entrevista na rádio Rock da promoção do Iron Maiden: Flight 666, Nicko McBrain revelou que o Iron Maiden tinha reservado tempo de estúdio para o início de 2010.

Em 4 de março de 2010, o título do álbum foi anunciado como The Final Frontier, Juntamente com América do Norte e as datas de turnê européia para o verão 2010.

Em 5 de junho, o site oficial da banda abriu para uma tela de contagem regressiva que contou até 00:01 (UTC) em 8 de junho. No final da contagem regressiva, o esperado anúncio revelou a capa do álbum, data de lançamento e anúncio faixa, bem como proporcionar um download gratuito da faixa "El Dorado".

Em 13 de julho, foi anunciado que, assim como o tradicional lançamento nas lojas, o álbum será lançado como um iTunes LP, um download digital e um coletor limitado da "Mission Edition", contendo entrevistas e um jogo intitulado "Mission II: Rescue & Revenge".


Produção:

Em 2 de novembro de 2009 , Janick Gers confirmou à BBC News que a banda já tinha material novo escrito e que a cabeça para Paris ,França, para começar a compor e ensaiar o volume para o novo álbum. A banda teve tempo de folga para o Natal e Ano Novo antes de gravar o novo álbum em Janeiro, com Kevin Shirley produzindo. Em outra entrevista com heavy metal DJ Eddie Trunk, o baterista Nicko McBrain confirmou que a banda tinha acabado de escrever oito canções para o novo álbum, que afirmou que provavelmente será lançado em 2011.

A banda se reuniu com o produtor de longa data Kevin "Caveman" Shirley no começo de 2010 no Compass Point Studios, em Nassau, para gravar o álbum, e depois foi a Los Angeles para finalizar as gravações e fazer a mixagem. O Compass Point Studio é velho conhecido da banda, pois foi onde gravaram Piece of Mind (1983), Powerslave (1984) e Somewhere in Time (1986).

Em 6 de abril, o produtor Kevin Shirley disse ao Blabbermouth.net que tinha concluído a mixagem do novo álbum.

Em 6 de maio, Kevin Shirley comentou sobre a fase final de produção do álbum:

"Bruce Dickinson voou a alguns dias e cantou todas as suas partes antes de voar para os quatro cantos do globo e Steve Harris ficou para trás para terminar o disco comigo. Ele é muito prático. Adrian Smith chegou a tempo de ouvir o trabalho, e como em qualquer banda, nem todos têm o mesmo resultado final em mente, mas nós chegaremos lá."

Sobre o retorno da banda para Compass Point Studios, Onde havia gravado anteriormente na década de 1980, o vocalista Bruce Dickinson comentou:

"O estúdio tem a mesma vibração e é exatamente como era em 1983. NADA mudou! Até um abajur quebrado no canto... o mesmo carpete... tudo... É realmente assustador. Mas nos sentimos muito à vontade em um ambiente tão familiar e onde já vivemos tanto e eu acho que isto surtiu efeito na maneira de tocar e na atmosfera do álbum."

Comenta o baixista e fundador Steve Harris:

"Estamos muito empolgados sobre esta tour. Acho que os fãs realmente gostarão da nova produção de palco e luzes e também lançaremos uma das novas faixas do álbum, "El Dorado". Nossos fãs do Texas serão os primeiros a ouví-la e será interessante ver a sua reação e como funcionará com a multidão nesta noite. Eddie estã um pouco diferente nesta tour, e é possívelmente o mais agressivo até hoje... Não posso falar muito dele pois não quero estragar a surpresa, mas garanto que ele vai apavorar vocês!"

Em IMTV foi dito que o álbum foi escrito primeiramente por Adrian e Steve , e será um de seus álbuns proggiest. Steve Harris também nega a ligação entre a palavra final e o fim da banda. Ele afirma que eles vão fazer outros álbuns e turnês!

Canções:

O álbum é o quarto em que Steve Harris recebe créditos de escrita por cada faixa, como em Killers, Brave New World, e A Matter of Life and Death.

"El Dorado", O primeiro single do álbum, foi lançado como um download digital em 8 de junho.

Em 1 de julho entrevista com Billboard.com, o guitarrista Dave Murray discutido o tema da música "When the Wild Wind Blows", terceira música mais longa da banda até à data, depois de "Rime of the Ancient Mariner" (Powerslave) e "Sign of the Cross" (The X Factor):

"O ritmo é um pouco diferente do que fizemos antes, e há muitas melodias... É uma grande canção. Aprendemos em seções apenas porque era um arranjo tão complexo, mas soa muito natural."

Em 9 de julho , um vídeo teaser para primeira faixa do álbum, "Satellite 15... The Final Frontier", foi lançado. O pleno vídeo da música, o primeiro do álbum, foi lançado em 13 de julho.

Janick Gers foi entrevistado pela Ultimate Guitar em 15 de julho, discutido som global do álbum:

"Nós estamos levando isso ao extremo. A canção que nós liberados, não é indicativo do resto do álbum. Há tantas diferentes sensações e formas de tocar. Passamos por algumas atitudes diferentes e levá-lo a lugares diferentes. Há várias músicas temáticas e algumas muito variadas."

Recepção:


The Final Frontier tem recebido críticas bastante positivas.

Metal Hammer publicou um guia faixa-por-faixa para o álbum em 16 de julho, chamando-lhe "um álbum exigente, mas que a maioria dos fãs do Maiden vão absolutamente adorar..."

O álbum foi revisto pela Classic Rock em 23 de julho, sendo elogiado como "densamente camadas e substancial", bem como "maravilhosamente complexo e desarmante ritmo". Resumindo o álbum como "uma tomada fresca em um som que tem resistido admiravelmente três décadas de modas e modismos", a revista publicou uma avaliação de nove em cada dez.

Em 23 de julho de revisão, MusicRadar chamou o álbum de "uma obra cheia de emoção hipnótico, a estrutura não-convencional e estonteante visão", acrescentando que "o Iron Maiden ter colocado um novo garfo na estrada metal bem pesado pisada, e eles poderiam ter alterado o curso da arte para o bem".

Rock Sound deu ao álbum uma classificação de oito entre dez e disse que o "álbum pode soar estranho num primeiro momento, mas o DNA do Iron Maiden é salpicada por toda parte."

Kerrang! classificou o album, quatro dos cinco, dizendo que o álbum foi "um recorde que ainda vai rolar sobre você no período de uma década."

The Quietus revista o álbum em 11 de agosto, comentando que o "The Final Frontier leva tempo, é preciso esforço, mas é esmagadoramente brilhante. Eles não têm apenas servido a opção mais fácil - que teria sido chato para nós, e mais importante que você sente, chata para eles."

Allmusic classificou o album 3.5/5 dizendo: "The Final Frontier traz ainda um Iron Maiden mais perto do seu legado estético e triunfante ano 2000 renascimento dos seus dois antecessores."

Faixas:

A lista de faixas e música para os créditos de The Final Frontier são as seguintes:

1. "Satellite 15... The Final Frontier" Smith, Harris 8:40
2. "El Dorado" Smith, Harris, Dickinson 6:49
3. "Mother of Mercy" Smith, Harris 5:20
4. "Coming Home" Smith, Harris, Dickinson 5:52
5. "The Alchemist" Gers, Harris, Dickinson 4:29
6. "Isle of Avalon" Smith, Harris 9:06
7. "Starblind" Smith, Harris, Dickinson 7:48
8. "The Talisman" Gers, Harris 9:03
9. "The Man Who Would Be King" Murray, Harris 8:28
10. "When the Wild Wind Blows" Harris 10:59

Total: 76:34 Minutos

As vendas e o impacto:

Conforme Music Week, o álbum já garantiu uma posição número 1 nas paradas do Reino Unido apenas um dia após o lançamento. O álbum vendeu 22.000 cópias em um dia no Reino Unido, batendo Recovery do Eminem que vendeu 7.000 cópias em uma semana.

O álbum é o álbum de estúdio da banda a estrear no número um nas paradas de álbuns no UK Albums Chart desde 1988 no álbum Seventh Son of a Seventh Son.

Integrantes:

Iron Maiden
Bruce Dickinson - Vocal
Dave Murray - Guitarra
Janick Gers - Guitarra
Adrian Smith - Guitarra e backing vocals, sintetizador e programação de tambor (em "The Final Frontier")
Steve Harris - Baixo, teclados e backing vocals
Nicko McBrain - Bateria, percussão

Produção:

Kevin Shirley - Produtor
Melvyn Grant - Arte da Capa